Dicas de Estudo

Mantenha uma rotina de estudos, num lugar adequado, silencioso , arejado e iluminado.
Procure estudar todos os dias a matéria que foi dada na sala de aula, não deixe acumular. Se não for possível , dê uma olhada na matéria do dia  para manter o conteúdo fresco na sua cabeça e depois no final de semana ,estude e faça os exercícios das matérias da semana.
 Fazer os exercícios é a forma de aprender, é como colar na sua cabeça aquele conteúdo, é nessa hora também, que você vai poder perceber o que não entendeu ou não aprendeu , para tirar duvidas com o professor na próxima aula.
Não entender não é errado e nem vergonhoso , isso  É  o processo de aprendizagem . Mas achar que só de prestar atenção nas aulas e se não faltar dá para aprender, é uma ilusão.
Enquanto o professor está dando a aula, e a aula está interessante , e você está atento, você está acompanhando e aprendendo em parte . A outra parte do processo de aprendizagem , se dá quando você , com você mesmo , pára , vai estudar e fazer os exercícios. Aí se dá a outra parte do aprendizado , que é a consolidação do conteúdo, que  é a gravação , a incorporação daquele conhecimento.
Não queira estudar quando você estiver cansado e com a cabeça cheia, o termo “cabeça cheia” é perfeito , pois não vai entrar nada. Se você estiver num momento assim , é melhor relaxar, ouvir uma musica, ver televisão , espairecer, enfim, deixar passar, e depois estudar.
Não estude “picado”, em qualquer lugar, sujeito a interrupções, é melhor estudar quando as condições do ambiente são favoráveis, em ambientes sem muito barulho,sem interrupções, quando você puder se concentrar só na tarefa do estudo.Programe o seu momento de estudos, é mais proveitoso do que tentar estudar a qualquer hora ,em qualquer lugar, o que pode cansar, enjoar e resultar num aproveitamento duvidoso.