quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Para os alunos de 2012

O cursinho funciona de segunda a sexta-feira , das 19:00 as 22:30 hs, nas seguintes escolas municipais:
Alfeu Gasparini
Eduardo Romualdo-Cemei IV
D.Luis do Amaral Mousinho
No momento da matricula , a gente escolhe a escola mais próxima para o aluno.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Inscrições para 2012

BEM VINDOS!
As inscrições para o cursinho do ano que vem vão começar.Por favor avisem seus amigos e parentes que estiverem interessados:   

Periodo de Inscrições: 1/11 a 22/12/2011
Horário: segunda á quinta-feira: 8:30 as 13:00 hs
Local: Secretaria da Assistencia Social
Rua Augusto Severo ,819- casa 3-Vila Tibério
Para ficar mais fácil de encontrar o endereço, a referencia é um conjunto de casas  atrás da rodoviária.
Documentos:
   Xerox(não precisa autenticar):
  Comprovante de residencia
Cpf
Rg
Declaração que estará cursando o 3°ano do Ensino Médio em 2012
ou Historico escolar do Ensino Médio.
Para os alunos que já fazem o cursinho, não se preocupem pois vamos informá-los como proceder nas salas de aula. 
Um abraço Alexandra 
P.S Se voce estiver cursando o 2°ano do EM nesse ano e se a sua escola não puder entregar a declaração que voce vai fazer o 3° ano do E.M. em 2012  , não se preocupe, me ligue no 36116000, que eu vou passar as orientações. Ninguém vai ficar sem fazer a matrícula por causa disso.

 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Alimentação

No próximo fim de semana, aproximadamente 5,4 milhões de estudantes vão testar seus conhecimentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Após um ano inteiro de preparação, nenhum deles deseja por tudo a perder. Para isso, é preciso estar atento a diversos fatores, como horário da prova e regras do exame. Outro fator que merece atenção redobrada é a alimentação. Cuidados simples garantem a energia necessária e evitam transtornos, como uma intoxicação indesejada em dias decisivos.
"Esta não é uma época propícia para experimentações", alerta Isabel Correia, especialista em nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Por isso, o estudante deve dar preferência a alimentos que habitualmente fazem parte de sua dieta e evitar outros, que não fazem." Há, contudo, uma regra geral: não é recomendada a ingestão de alimentos gordurosos e pesados, como feijoada, carnes gordas e frituras. Eles exigem mais do organismo para a digestão e provocam sensação de sonolência, prejudicial para a realização da prova. "Por outro lado, é importante ressaltar que, em hipótese nenhuma, o participante deve comparecer ao exame em jejum", diz Isabel. O importante, portanto, é o equilíbrio.


Antes da prova - A nutricionista Roberta Stella sugere que a preparação do candidato comece um dia antes da prova. "Na sexta-feira, o estudante deve ficar atento ao que come, pois isso terá reflexos nos dias de prova”, diz a especialista. O ideal é começar com um café da manhã rico em frutas, fibras e carboidratos. “Eles dão energia e são de fácil digestão. Certamente, não vão comprometer o desempenho do participante.” Por volta das 11h, é hora de um lanche. A receita é simples: pão integral, peito de peru e queijo. “Quem quiser, pode trocar o lanche por um prato de salada.”
Isabel Correia, da UFMG, sugere àqueles que optarem por um almoço, um prato com salada, arroz, feijão e carne magra – sempre em quantidades reduzidas, para não pesar no estômago. “Tudo precisa ser bem dosado. Equilíbrio é fundamental ou a receita desanda.” A especialista indica que o candidato coma duas horas antes do início da prova para evitar que a famosa sensação de moleza depois do almoço o atinja durante a resolução das questões.
Durante a prova – O Enem é uma prova extensa e o tempo é curto. Em média, o aluno tem três minutos para responder cada questão. A concentração é necessária e a distração custa caro. Portanto, é recomendada a ingestão de alimentos rápidos e práticos durante a tarde de exame. Barrinhas de cereais são uma boa opção: pequenas, leves e energéticas. Chocolates são gordurosos e, dependendo da temperatura ambiente, podem derreter. Frutas também são indicadas. “O estudante deve dar prioridade a alimentos não perecíveis e que não façam muita sujeira”, diz Isabel.
Roberta Stella lembra de outro item essencial: água. “É preciso se hidratar adequadamente, principalmente nos dias de muito calor. A falta de líquido pode provocar sonolência.” Para a nutricionista, refrigerantes estão fora de questão. “O gás pode provocar sensação de estufamento. Sucos podem ser bons substitutos.”
Depois da prova – Depois de uma maratona de textos, gráficos e números, é hora de repor as energias. No sábado, primeiro dia de Enem, não convém exageros. Afinal, no domingo, ainda há mais trabalho a ser feito. A recomendação é a mesma: comida leve, sem exageros. “Nada de fast food”, diz Roberta, referindo-se a lanche gordurosos, cheios de condimento. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas. “Elas são diuréticas, provocam mal-estar e ressaca.”
Mais uma vez, não é aconselhado ao candidato comer fora de casa ou ingerir alimentos cuja procedência é desconhecida. Ele deve jantar ao menos duas horas antes de se deitar, ou a digestão poderá atrapalhar o sono. “Afinal, tudo o que o estudante não precisa nesse momento é de uma noite mal dormida”, lembra Isabel. Na manhã seguinte, é hora de repetir o ritual do café da manhã e do almoço.
Fonte:Veja

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Enem

Sábado tem Enem.
Estou torcendo muito para todos voces.
Boa Sorte!
E recomendações:
Descanse na sexta, durma cedo. Se tranquilize.
Faça uma refeição leve antes da prova.
Leia as recomendações do Enem no post abaixo.
Vou ficar na torcida.
Beijos e abraços
Alexandra

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MEC põe no ar site com tira-dúvidas do Enem 2011


Provas serão realizadas nos dias 22 e 23 deste mês.
Resultados individuais serão divulgados no dia 4 de janeiro.

Do G1, em São Paulo

Site do Enem traz tira-dúvidas (Foto: Reprodução)Site do Enem traz tira-dúvidas (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação colocou no ar nesta quinta-feira (5), no site do Inep, na internet, uma página com “tira-dúvidas” e outros serviços para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 deste mês.
A página traz informações sobre os locais de prova, como imprimir o cartão de confirmação necessário para todo o processo do Enem, dicas sobre o que pode e o que não pode levar no dia da prova além de outras orientações para os estudantes.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012.
O Enem será realizado em 1.599 municípios de todo o Brasil. Ao todo foram inscritos 5.366.780 candidatos. Os organizadores recomendam que os estudantes cheguem até meio-dia ao local de prova. Os portões de acesso serão fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília.
O MEC também preparou um manual para os candidatos que esqueram a senha de cadastro do Enem. Eles está disponível no site do ministério, em formato pdf.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Presidente de torneio mundial diz que ensino técnico sofre preconceito

Cerca de mil estudantes mostram suas habilidades na World Skills.
Astronauta que fez curso no Senai aos 14 anos defende a modalidade.

Vanessa Fajardo Do G1, em Londres - a jornalista viajou a convite do Senai

O presidente da World Skills, competição mundial de ensino técnico, Tjerk Dusseldorp, disse nesta quinta-feira (6) que o ensino técnico profissional sofre preconceito e não é valorizado como o ensino superior.
“Os pais pensam que os cursos profissionalizantes de alguma forma impedem que seus filhos consigam emprego, que ganhem salários altos e que nunca cheguem a usar terno e gravata, mas nada impede isso”, diz o presidente.
Segundo ele, os pais dos alunos acreditam que seus filhos, ao optarem pelo ensino técnico em vez do superior, vão estagnar, e não vão evoluir profissionalmente.
Dusseldorp lembrou o caso da Suíça, que é uma referência na educação e 80% dos jovens não ingressam na universidade, e sim, na educação profissional. “Se pudesse dar um conselho aos estudantes brasileiros diria para tentarem fazer um curso de educação profissional para conseguir ganhar dinheiro. Os pais estimulam a formação superior, mas meu conselho é de começar com o aprendizado mais técnico”, afirma.
Para o astronauta Marcos Pontes, embaixador da World Skills, o preconceito com o ensino técnico no Brasil tem de acabar, pois é uma grande “burrice”. Ele afirma que “fazer o ensino técnico não é perder tempo, ele te dá um degrau a mais para ser um profissional melhor, mesmo após a universidade.”
O astronauta fez o curso de eletrônica do Senai quando tinha 14 anos e morava em Bauru, no interior de São Paulo. Na época, ele chegou a fazer "bicos" de eletricista na cidade. “Ajudo a divulgar a importância do ensino técnico e sempre incentivo a educação em qualquer idade.” Pontes defende o aumento da duração do ensino médio para quatro anos, sendo a última de educação profissional.
A World Skills, é uma competição mundial de ensino profissionalizante, que começou na quarta-feira (5), em Londres, na Inglaterra. A delegação brasileira é composta por 28 estudantes. As provas terminam neste sábado (8), e a premiação ocorre no domingo (9).
O presidente do evento disse que o Brasil está entre os cinco melhores competidores no ranking geral. “O Brasil tem uma grande população e enormes recursos naturais. As capacidades estão aumentando e o futuro aponta para uma economia mais próspera.”
Conheça os 28 participantes da delegação brasileira:
Jecivaldo Silva (aplicação de revestimento cerâmico) Priscila Teixeira (confeitaria) Lucas Terra (construção de moldes) Guilherme Souza (desenho mecânico) Guilherme Vieira (design gráfico)
Marcos Paulo Santos (eletricidade industrial) Lucas Souza (eletricidade predial) Gabriel De Spindula (eletrônica industrial) Thiago Carvalho (fresagem) Avner Santos (instalação e manutenção de redes)
Rodrigo Silva (joalheria) Rafael Trombini (marcenaria) Willian Sousa (mecânica de refrigeração) Christian Alessi e Maicon Pasin (mecatrônica) Rodrigo Panifer (polimecânica)
Andre Peripolli e Leandro Machado (robótica móvel) Othon Barreto (sistema de transporte da informação) Rafael Santos (tornearia) Lucas Filgueira (soldagem) Paolo Bueno (tecnologia da informação)
Natã Barbosa (webdesign) Daniela Mello (cabeleireiro) Jéssica Amaral e Renata Machado
(técnico de enfermagem)
Hemilton Santos (serviço de restaurante) Laysa Menezes (cozinha)
Dos 28 estudantes brasileiros, 23 são do Senai e cinco do Senac.
Os competidores brasileiros foram escolhidos após participarem de um rigoroso processo de seleção, que começou com as etapas interescolares, regionais e nacional da Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo Senai.
Para conquistar a vaga ao WorldSkills 2011, os vencedores da Olimpíada enfrentaram ainda outras duas seletivas, em que alcançaram os índices internacionais de qualidade, o que comprova que estão entre os melhores profissionais do mundo nas 25 ocupações que disputarão. Com isso, estão prontos para levar o Brasil ao pódio, como ocorreu nas duas últimas edições do WorldSkills.
Em 2007, quando o torneio foi realizado em Shizuoka, no Japão, a equipe brasileira ficou em segundo lugar, atrás da Coreia do Sul. Em 2009, em Calgary, no Canadá, o Brasil ficou em terceiro lugar, atrás de Coreia do Sul e Irlanda.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Resultado individual do Enem 2011 estará disponível no dia 4 de janeiro


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, que os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 estarão disponíveis para consulta a partir do dia 4 de janeiro de 2012, na internet. A consulta deverá ser feita mediante número de inscrição e senha ou CPF e senha.
As provas do Enem acontecem entre os dias 22 e 23 de outubro e devem ser aplicadas a mais de 5,3 milhões de candidatos. Desde de a terça-feira já está disponível na internet o cartão de confirmação com os locais de prova de cada participante. O cartão, que também será entregue pelos Correios, terá de ser apresentado no dia da prova.
Nesta quarta-feira, o Inep colocou no ar um site para que os inscritos no Enem tirem dúvidas a respeito das regras do exame. Na página, é possível encontrar informações sobre os cadernos de questões, a prova de redação e a divulgação dos gabaritos.
Simulado – Neste fim de semana, o site de VEJA, em parceria com o Anglo Vestibulares, realiza o primeiro simulado on-line do Enem. A prova será realizada no sábado, dia 8, entre 13h e 17h30 – com divulgação de resultados a partir das 18h. Os inscritos no simulado devem acessar a página www.veja.com.br/simulado e informar o e-mail usado para sua inscrição e senha: sem essas informações, não será possível fazer a prova.
Fonte: Veja


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Inep divulga locais de prova do Enem 2011



Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 já podem conferir os locais onde realizarão as provas. Para a consulta, é precico ter em mãos número de CPF e senha.

A consulta deve ser feita no site do Inep, organizador do Enem. Ali, o participante terá acesso ao cartão de confirmação, contendo dados pessoais, datas, horário e locais das provas. O cartão também informa se o estudante solicitou auxílio ou atendimento especial para fazer o exame.
Os cartões de prova também estão sendo entregues pelo Correios. De acordo com o Inep, apesar da greve que interrompe o serviço de envio de cartas, não haverá atraso na entrega dos documentos.
As provas serão realizadas nos dias 22 e 23, sempre às 13h. Mais de 5 milhões de estudantes estão aptos a realizar o exame.
Veja