terça-feira, 30 de agosto de 2011

Minha opinião

Vamos estudar na Usp?
Viram nas postagens anteriores, as possibilidades?
NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS.
E os motivos , na minha opinião, são:
No ambiente universitário da Usp, o mundo do conhecimento se abre , as perspectivas também.
É pública.
Está em Ribeirão.
Um diploma da Usp faz muita diferença.
Muitos cursos e modalidades para serem escolhidas.
Olhe para si, e faça uma escolha . Boa sorte!
Alexandra









Inclusp

Para voce saber:


http://www.prg.usp.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=201&Itemid=125

Licenciatura semi-presencial Usp

Vestibular da FUVEST recebe inscrições para curso na modalidade semipresencial de Licenciatura em Ciências

O Vestibular 2012 da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) recebe, a partir do dia 26 de agosto, inscrições para a segunda oferta do curso superior de Licenciatura em Ciências, na modalidade semipresencial, oferecido pela USP em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). São 360 vagas divididas em quatro polos distribuídos nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba.
O curso de Licenciatura em Ciências, que tem duração de quatro anos, é voltado para a formação e capacitação de professores de ciências do ensino fundamental. Foi concebido de forma inovadora e está estruturado em oito módulos semestrais, compostos por disciplinas relacionadas à grandes eixos temáticos como Terra e Universo; Ambiente na Terra; Vida e Meio Ambiente; Ser Humano e Meio Ambiente; Ser Humano, Saúde e Sociedade; Trabalho Humano, Tecnologia e Sociedade.  Nos dois últimos períodos, o aluno dedica-se, principalmente, às disciplinas de formação docente e ao Trabalho de Conclusão de Curso.
A modalidade semipresencial proposta pela USP permite uma maior acessibilidade do aluno ao programa do curso, uma vez que as aulas presenciais se concentram aos sábados, nos períodos da manhã e tarde.  Durante a semana, o aluno conta com o acompanhamento de tutores e educadores, online e nos polos, para esclarecimento de dúvidas e reforço na aprendizagem. Além disso, uma equipe composta por especialistas e docentes da USP nas áreas de formação, auxiliados por educadores e profissionais de comunicação, de design gráfico e de web, preparam para o estudante orientações de estudo, atividades e diversos recursos como textos, videoaulas, documentários, vídeos e animações. Tudo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – uma sala de aula virtual que permite armazenar não só os materiais didáticos, mas todos os diálogos e interações entre os participantes do curso.
Para informações complementares sobre a Licenciatura em Ciências, acesse o portal do curso: http://licenciaturaciencias.usp.br/
CALENDÁRIO DO VESTIBULAR DA FUVEST
  • Pedido de redução de taxas de inscrição – 13/6/2011 a 5/8/2011
  • Limite de postagem de documentos – 10/8/2011
  • Publicação da Isenção da taxa de inscrição – 22/8/2011
  • Período de inscrição – 26/8/2011 a 09/09/2011
  • Data da prova – 27/11/2011
Os interessados em concorrer a uma das vagas do curso de Licenciatura em Ciências e que desejam solicitar isenção total ou redução do pagamento de taxa de inscrição para o Vestibular FUVEST 2012 devem inscrever-se pela Internet, até o dia 05 de agosto, no site www.fuvest.br.
A relação dos livros e outras informações sobre o vestibular 2012 também podem ser conferidas no site da FUVEST.
Comunicação CTI-USP (Coordenadoria de Tecnologia da Informação)

O momento da escolha

30/08/2011 - 07h00 / Atualizada 30/08/2011 - 07h00

Escolha da carreira deve estar baseada na vontade do estudante; veja mais dicas

Carla Hosoi
Especial para o UOL
Em São Paulo
Optar por uma carreira profissional pode ser uma das escolhas mais angustiantes da vida, principalmente para quem  é “obrigado” a viver esta definição pela primeira vez.
Como diz Yvette Piha Llehman, coordenadora do Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP (universidade de São Paulo), escolher é difícil, é conflitante, envolve riscos e não tem nada a ver com maturidade ou imaturidade. “É a hora de crescer, de se responsabilizar pela primeira decisão importante da vida. Passar para a vida adulta, buscar uma identidade social, escolher uma profissão é como nascer de novo . E toda novidade dá medo e envolve angústias”, esclarece a psicóloga.

A decisão é do estudante

Portanto, não há nada a fazer senão encarar os fatos. Com mais ou menos ansiedade, o que importa mesmo é ter consciência de que esta possibilidade de escolha corresponde a um momento novo e que pertence muito mais a quem escolhe do que a qualquer outra variável influente neste processo. “Não adianta considerar apenas as expectativas externas. O mercado, a sobrevivência, o status ou o que os pais gostariam que os filhos fossem. Uma escolha sem afeto e sem sentido não é feita em defesa da profissão. O ponto central deve ser o gosto por determinada carreira, a satisfação, o respeito e o orgulho que virá das conquistas dessa escolha. Só sobrevive bem o profissional que gosta daquilo que faz”, alerta a coordenadora.
Mas em meio a tantas pressões (social, familiar, a aprovação no vestibular, realização pessoal versus mercado de trabalho) características desta fase, algumas dicas práticas e menos filosóficas certamente são valiosas. Segundo Silvio Bock, orientador vocacional e vice-presidente da Abop (Associação Brasileira de Orientação Vocacional), três grandes aspectos devem ser refletidos e ponderados neste momento:
  1. o conhecimento das profissões, através da busca de informações em sites, conselhos profissionais, guias de carreiras, conversas com profissionais visando uma abordagem mais aprofundada,
  2. a auto-reflexão,  baseando-se na própria personalidade,
  3. a reflexão sobre o que anda acontecendo no mercado de trabalho, questionar profissões em alta, em baixa, estatísticas,conhecer o cenário do país em que se dará essa profissionalização.
“É comum ouvir algo do tipo: vou cursar engenharia porque gosto de química e matemática, por exemplo. Ou que eu gosto muito de tal profissão mas o mercado não está bom. Argumentos como esses são muito frágeis, representam apenas um ponto de vista, uma impressão. É preciso de armar de muitos argumentos porque é muito fácil cair em contradição. Por isso exige tanta reflexão e busca de conhecimento”, reitera o orientador.
O amplo leque de opções profissionais e também a alta rotatividade dos empregados no mercado de trabalho são duas realidades que muitas vezes estimulam as incertezas, tornando o processo de escolha ainda mais complexo. Decidir por uma carreira mais generalista para depois se especializar ou ser especialista e depois se graduar? E de que maneira a acessibilidade ao mercado é mais garantida e possibilita melhores transições?

Considere um curso técnico

Nem mesmo os especialistas entram em consenso para responder a essas questões. Para Carla Virmond Mello, diretora da empresa ACTA – Carreira, Transição e Talento, deve-se questionar a necessidade de se cursar uma graduação, já que os cursos técnicos oferecem hoje uma empregabilidade com rápida absorção pelo mercado de trabalho e salários muitas vezes superiores. “Vale ressaltar que nem todo mundo tem perfil para ocupar cargos de liderança. A ânsia de comandar, inspirar, sem operacionalizar acabou imperando ao longo desses 10,15 anos. Muitas lacunas foram criadas por conta desse pensamento.  Por isso, acho essa reflexão fundamental pois existe uma demanda por profissionais técnicos, correspondendo a uma alternativa viável para quem realmente necessita de um emprego”, argumenta Carla.
Já segundo o professor James Wright, da FEA (Faculdade de Economia e Admisnistração) da USP e coordenador do programa Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da FIA(Fundação de Instituto de Administração), nem sempre os cursos de nível técnico correspondem a uma opção economicamente mais acessível, já que muitos têm preços elevados. “Dados mostram que quanto maior o tempo de estudo, maior é a renda. Na minha opinião, estudar ainda é a melhor garantia de sucesso”, defende o professor.
Mas em um ponto, psicólogos, orientadores profissionais, consultores de carreira e professores concordam: a escolha profissional, principalmente hoje, é mais um ponto de partida do que uma definição para a vida toda. Uma ressalva, no entanto, é essencial para que o comprometimento não se perca e a importância da escolha seja diminuída: o sucesso ou frustração dependem do esforço, do trabalho, da realização, da responsabilidade sobre a escolha feita. “O mundo adulto pode ser monótono, complicado, competitivo. Ou seja, está cheio de dificuldades que precisam ser enfrentadas como parte fundamental do crescimento”, alerta o orientador profissional Silvio Bock.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jeans

Velha, azul, desbotada... e poluente
Com certeza há um par de jeans no seu armário. Afinal, pelo menos 1,5 bilhão dessas calças azuis e desbotadas são produzidas todo ano no mundo. Mas você sabe quanto elas custam para o meio ambiente?


Por Mariana Tavares e Ricardo Arnt-Revista Planeta

Shutterstock
Não foi apenas uma peça de roupa que dois imigrantes europeus criaram nos Estados Unidos, em 1873, ao inventar a calça de denim azul reforçada com rebites metálicos. Sem saber, o alemão Levi Strauss e o alfaiate letão Jacob David deram forma a um estilo de vida. Criada para atender à demanda de mineradores por vestimentas resistentes, a calça jeans caiu nas graças do imaginário western nos anos 1930, tornando-se uma representação de valores como masculinidade e independência. Vieram então os anos 1950, com James Dean, Marlon Brando e a rebeldia juvenil, e o jeans se consolidou como ícone da vida espontânea e confortável. Não deixa de ser irônico: um tecido de 138 anos continua firme como símbolo máximo de juventude.
AFP
James Dean, confortável no filme Assim caminha a humanidade, em 1956.
A calça jeans virou uma commodity global. Tornou-se a peça mais popular da história da moda por um motivo simples: não há nada mais democrático. Serve ao caminhoneiro e à socialite. "É um produto com grande dinâmica de uso, que atende a todas as idades e está disponível tanto em butiques como em supermercados", afirma Fernando Pimentel, diretorsuperintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Segundo a instituição, somente no Brasil, em 2009, foram confeccionados 226,7 milhões de calças jeans.
Juntos, China, Brasil, Turquia e Índia, os quatro maiores produtores de denim no mundo, têm capacidade de produção de 3,4 bilhões de metros lineares de tecido por ano, o que significa cerca de 1,5 bilhão de calças. Ao contrário do Brasil, que, além de importante polo produtor, é também um dos maiores consumidores mundiais de denim, China, Turquia e Índia atuam principalmente como centros de terceirização da produção de marcas norteamericanas e europeias.
O que poucos sabem é que esse objeto de desejo global tem um custo alto para o ambiente. O denim é feito majoritariamente de algodão, cultura que recebe 25% dos agrotóxicos consumidos no mundo, segundo o Instituto Ecotece, organização paulista dedicada ao "vestir consciente". O índigo, corante natural responsável pelo famoso tom azulado, há muito perdeu lugar para o anil sintético e outros corantes derivados do petróleo. Para dar à calça o aspecto desgastado, são usadas substâncias químicas como amônia e soda cáustica, que, além de prejudiciais à saúde, são altamente poluentes. Somam-se a isso enormes volumes de água e de energia gastos e toneladas de CO2 (gás carbônico) emitidas ao longo do ciclo de vida do produto. A velha calça desbotada não é amiga da natureza.
Basta imaginar que, se todos os jeans produzidos no mundo fossem calças Levis 501 de tom médio, o 1,5 bilhão de jeans confeccionados anualmente consumiria 5,2 trilhões de litros d'água - nada menos do que o equivalente a 11 horas ininterruptas da vazão média do Rio Amazonas no mar (133.000 m3/segundo), de acordo com a Agência Nacional de Águas. É água!

Física com divertimento

É possível? Parece que é :

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/08/13/856683/aprenda-fisica-com-jogo-angry-birds.html


Estatística

Achei essa estatística interessante:

http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2011/08/23/859579/desistencia-do-prouni-e-inferior-a-media-do-sistema-universitario.html

Aula - Dica para história no Enem

 Segue o endereço:


http://g1.globo.com/videos/vestibular-e-educacao/t/todos-os-videos/v/historia-dicas-para-o-enem/1601965/


Inscrições da Fuvest

26/08/2011 - 06h00 / Atualizada 26/08/2011 - 06h24

Fuvest abre inscrições para vestibular 2012 nesta sexta; são oferecidas 10.952 vagas

Da Redação-UOL Vestibulares
Em São Paulo
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, abre nesta sexta-feira (26) as inscrições para o vestibular 2012. Os interessados devem fazer a inscrição no site da Fuvest (http://www.fuvest.com.br/portal/fuvest/), até 9 de setembro.
O pagamento da taxa, no valor de R$ 120, deve ser efetuado até o dia 12 de setembro. O vestibulando precisa informar seu próprio número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e do documento de identidade.

Teste-se sobre as leituras obrigatórias para a USP e a Unicamp

Foto 1 de 10 - O UOL Vestibular preparou testes sobre todas as leituras obrigatórias para o vestibular 2012 da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo), e da Comvest, que seleciona alunos para a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). No 'mais' de cada foto você encontra o link do quiz e no final do teste pode ver o material disponível sobre as obras Folhapress
A Fuvest 2012 selecionará candidatos para 10.952 vagas: 10.852 serão para a USP e 100 para a Faculdade de Medicina da Santa Casa. Para esse ano, foram criadas 200 novas vagas na USP, sendo 120 em cursos de engenharia em Lorena e 80 vagas divididas igualmente entre os cursos de ciências biomédicas e saúde pública, ambos na capital. No ano passado, 132.993 candidatos se inscreveram no processo - foram oferecidas 10.752 vagas.
O candidato que tiver realizado a inscrição até a data limite poderá retificar informações fornecidas, como carreira/curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone e endereço eletrônico até o dia 12 de setembro. Não será permitido retificar o número do CPF.


O número de inscrição estará disponível para consulta a partir do dia 28 de setembro. Com esse número, o vestibulando poderá verificar os locais de provas das duas fases, além de ter acesso a outras informações sobre o vestibular.

Provas

As provas do vestibular 2012 da Fuvest serão realizadas nos dias 27 de novembro (1ª fase) e de 8 a 10 de janeiro de 2012 (2ª fase).
Entre os dias 9 e 14 de outubro serão realizadas as provas de habilidade especifíca antecipadas para as carreiras de música (São Paulo) e artes visuais. A lista de aprovados nessas provas serão publicadas em 4 de novembro.
Os locais de prova da primeira fase poderão ser consultados a partir de 21 de novembro. A lista de convocados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.
Entre os dias 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.
A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.
As informaçoes foram fornecidas pela instituiçao e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas

Essa matéria traz dicas para quem quer voltar a estudar. Acho que é interessante para muitos dos nossos alunos que voltaram a estudar agora, no cursinho.


http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/08/g1-traz-dicas-para-quem-quer-voltar-aos-estudos.html

Estudar História


http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/08/opiniao-estudar-historia-ajuda-compreender-o-homem-e-o-mundo.html

Inscrições Pasusp até hoje

Vejam :

http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/08/24/pasusp-recebe-inscricoes-ate-hoje-programa-da-bonus-para-vestibular-da-usp.jhtm

O que é Pasusp?

Vejam o que é o Pasusp:


http://www.prg.usp.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=206&Itemid=124

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lições do Enem

Esse texto traz dicas e experiências para se preparar para o Enem.


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,licoes-do-enem,761412,0.htm

Vejam o que o estudo faz, e são alunos de uma ETEC, hein!



Dois grupos de alunos do curso de Automação da Escola Técnica Estadual (Etec) Tereza A. C. Nunes de Oliveira, em Artur Alvim, na zona leste, resolveram botar os neurônios para funcionar por uma causa bacana: a busca de soluções para melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, com projetos de baixo custo.
O Leitor Automático para Deficientes Visuais (que aparece na foto) é uma engenhoca portátil que possui, de um lado, um teclado semelhante ao de um computador e, de outro, uma caixa com bobinas e uma série de pinos que sobem e descem, formando as “letras” do sistema braile. O texto digitado no teclado aparece em um display de LCD e manda sinal para as bobinas, que geram o código. O deficiente visual sente o relevo dos pinos por meio do tato e decodifica o texto em tempo real.
Outro grupo de alunos projetou uma cadeira de rodas automatizada que custaria R$ 2 mil – ante os cerca de R$ 8 mil das similares que hoje existem no mercado. Para tanto, utilizaram até motor de vidro elétrico de carro. O sistema é acionado e controlado por movimentos de cabeça do cadeirante.
Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna ‘Paulistices’, dia 15 de agosto de 2011

Unicamp

Começa hoje as inscrições para o vestibular da Unicamp.


http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/08/22/unicamp-divulga-resultado-dos-pedidos-de-isencao-de-taxa-para-o-vestibular-2012.jhtm

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Usp Ribeirão

Veja os cursos oferecidos pela Usp-Ribeirão:

http://www.ribeirao.usp.br/Html/Graduacao.asp

Sobre o Enem

Orientações para o Enem:
 
O candidato deverá guardar o número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também serão usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação.
Provas
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
 
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.

As provas começam às 13h.
Em 22 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas terão cinco horas e meia de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nota de Corte

Tenho conversado com alguns alunos sobre a nota de corte, que é o numero de acertos necessários na primeira fase para o aluno passar para a segunda fase. Aqui vão os links das notas de corte dos principais vestibulares:

http://www.fuvest.br/vest2011/informes/ii142011.html

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/notas_corte/UNESP_2011-nota_corte.swf

O sistema de pontuação da Unicamp é diferente, segue o link, mas se precisar, tire suas dúvidas conosco.

http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/manual/padronizacao.html

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Crise Mundial

Como vocês já sabem, a Europa e os Estados Unidos estão em um momento de grave e preocupante crise financeira. Além de ser um tema que pode cair como atualidades, queria abordá-lo de um outro ponto de vista. Pode ser que os países emergentes  tenham que contar com seus recursos humanos e com o  mercado interno para sofrer um impacto menor com essa crise.Pensando assim, o Brasil , que tem todo um pais a ser construído, precisa melhorar transportes, comunicações, tecnologia, saúde, educação,vai precisar de profissionais capacitados. É aí que a gente entra, pois moramos em uma cidade e em um estado que oferece quase 100% das possibilidades de graduação técnica ou universitária. Dessa maneira aproveitem a oportunidade de buscar uma vaga na faculdade ou em um curso técnico ou tecnológico. Estudem ,reflitam com seriedade nas suas escolhas, olhem as possibilidades,Etec, Fatec, Enem ,Usp, Unesp ,Unicamp ou Prouni e se preparem para o futuro que pode ser muito realizador. Alexandra

Preocupação

Tenho conversado com alguns alunos sobre a escolha das carreiras,e tenho ficado preocupada com uma coisa. Alguns alunos estão usando como critério de escolha o salário ou os ganhos que podem vir a receber depois de formados. Isso é um equívoco grande. O sucesso e a realização do profissional , e o consequente ganho financeiro é ligado aos talentos, habilidades e recursos do aluno. Um bom advogado, sério, esforçado e que gosta do que faz, muito provavelmente ganhará bem. Um advogado que não gosta do que faz, não desenvolverá as habilidades necessárias para ser um bom profissional e portanto dificilmente será bem sucedido para poder ganhar bem. A escolha é um processo de reflexão baseado naquilo que voce gosta, nas áreas nas quais voce tem mais facilidade , nas suas habilidades,ou seja dentro da realidade de cada um. Um professor,para dar um exemplo de uma carreira nem sempre valorizada, que gosta do que faz, vai se preparar melhor, vai levar a sério a faculdade ,portanto vai ter uma formação melhor, um curriculo melhor e vai dar aulas nas melhores escolas, que normalmente pagam melhores salários. Pensem nisso com muita seriedade, as oportunidades de estudo e formação existem, e voces tem  condição de fazer parte desse processo , mas é preciso pensar com muita seriedade na escolha da carreira.O salário é voce quem faz com a sua postura diante da sua profissão, não é a carreira que determina isso. Tem muitos profissionais que não fizeram uma faculdade, mas que ,pela qualidade do seu serviço ganham mais do que muitos profissionais que fizeram uma faculdade . Alexandra