quarta-feira, 25 de maio de 2011

Enem

No site do MEC, www.mec.gov.br, voce encontra todas as informações para fazer a inscrição no Enem.

A escolha do curso

A escolha do curso.
Essa escolha passa por muitos aspectos da sua personalidade e de quem você é, da sua identidade. Saber tudo isso ,é difícil e complicado.Mas tem algumas coisas que se a gente começar a pensar  dá para se aproximar para fazer uma boa escolha.Você pode começar a pensar nas suas habilidades, nos seus talentos, nas matérias que você tem mais facilidade, do que você mais gosta de fazer, naquelas matérias  que você não gosta , que tem dificuldades, você não vai querer passar a vida inteira fazendo contas e cálculos se você não gosta de matemática, né?
Defina primeiro as suas áreas de interesse: gosto mais de exatas (Matemática, Química, Física)? Ou humanas (História, Geografia)? Gosto mais de biológicas (Biologia, Física, Química)? Já a Língua Portuguesa é necessária a todos. Muita leitura e interpretação. E depois se informe sobre os cursos dessas áreas.
 Um dado importante : na nossa cidade e região, num raio de até 150 km, tem muitas , mas muitas  faculdades , é uma região muito privilegiada nessa área ,do ponto de vista do Brasil inteiro, isso é muito bom, pois você tem muita chance de escolher alguma carreira aqui em Ribeirão ou bem perto daqui , que combine com sua área de interesse, com suas habilidades e também com a sua realidade pessoal, familiar e econômica. É assim que todos fazem uma escolha , levando em conta esses aspectos.
Morar fora de Ribeirão pode ser uma experiencia muito interessante, do ponto de vista da sua independencia e amadurecimento.
Um abraço Alexandra



Datas

Esta matéria está bem completa.


http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/04/26/fuvest-unesp-unicamp-unifesp-ita-e-puc-divulgam-calendario-unificado-para-vestibular-2012.jhtm

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Matéria interessante

Achei interessante, pois segue aquela linha que já conversamos, que é o dos outros ganhos que o estudo proporciona.


http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/estudar-e-um-habito-saudavel-e-pode-prolongar-a-vida

Temas nos Vestibulares do meio do ano

Nessa matéria tem algumas sugestões de temas de atualidades que podem cair nos vestibulares do meio do ano. Dê uma olhada , pois acredito que alguns deles poderão estar também, nos vestibulares e Enem do final do ano. Alexandra


http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/seis-temas-que-podem-cair-nos-vestibulares-do-meio-do-ano

Enem

Bom dia, Começam hoje as inscrições para o Enem. Nesse link estão todas as informações. Abraços

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,inscricoes-para-o-enem-comecam-nesta-segunda,722597,0.htm

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fatec em Ribeirão

Segue o link dessa matéria.


http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=18284

Vestibulares

Se voce quiser saber como é a prova do vestibular que voce quer prestar ou do Enem,entre no site do vestibular que voce vai fazer e veja as provas dos anos anteriores, Por exemplo, entre no www.fuvest.br. Lá tem a primeira e a segunda fase resolvidas e comentadas. Beijos Alexandra

Sobre Cursos Técnicos

Alguns alunos tem me perguntado se os cursos técnicos são bons. A minha resposta é sim. O que diferencia a formação tecnológica do bacharelado ou licenciatura, não é a qualidade do curso , mas o tempo de duração e o enfoque mais prático. Na página acima , coloquei as definições desses cursos. O que importa na sua escolha por qualquer modalidade  é escolher a opção que mais se ajusta aquilo que voce está buscando , aquilo que se adequa a sua realidade e objetivos. A pergunta é :
Quais são os seus objetivos?
-Estar mais rapidamente qualificado para o mercado de trabalho?
-Voce busca a requalificação , para conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho?
-Voce quer ser professor na sua área de atuação?
-Voce quer ser um profissional , tipo, médico, dentista,engenheiro,advogado,psicólogo, assistente social?

Entenda a diferença entre bacharelado, licenciatura e cursos ténicos ou tecnológicos.

 Há quatro opções de graduação: bacharelado, licenciatura, curso sequencial e curso tecnológico. A principal diferença, além do conteúdo, é o tempo que o aluno passa estudando: enquanto um bacharelado leva, em média, quatro anos para ser concluído, um curso tecnológico pode levar dois.
O bacharelado, segundo o MEC (Ministério da Educação), é o curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”. A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica.
Os dois costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Para dar aula nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, o estudante precisa ter cursado uma área do conhecimento, como matemática, física ou letras. Um aluno formado em engenharia, por exemplo, não pode dar aula de química.

O tempo de curso, seja bacharelado ou licenciatura, depende de cada instituição de ensino superior, mas, em média, um bacharelado leva quatro anos –período que pode ser ligeiramente maior no segundo caso. Os dois fornecem diploma.

Bom , espero ter ajudado a esclarecer. Um abraço Alexandra

 

Universidades e Faculdades

Bom, como voces devem ter visto acima, fiz uma relação das faculdades e universidades de Ribeirão e de outras cidades do Estado de São Paulo, nesse caso só as públicas.Ao acessar o link, voce vai buscar os cursos de graduação, que é como são chamados os cursos universitários e observar a localização dos Campus, isso é em quecidade está localizado.
Na sessão das graduações ,voces poderão consultar os cursos de seu interesse e o local onde são desenvolvidos.
Para conhecer mais sobre o curso, clique naqueles links das Dicas da Marina. Um abraço Alexandra

(Campus (campi, no plural) é a palavra latina que deu origem ao termo português campo. Geralmente é sinónimo de pólo, e refere-se a um local onde uma instituição ou conjunto de instituições, de ensino ou de investigação científica ou tecnológica, tem uma parte ou a totalidade dos seus serviços, nomeadamente salas de aula e laboratórios. Quando se refere a uma estabelecimento de ensino, campus pode ser sinónimo de cidade universitária, principalmente se as dimensões forem consideráveis.
Também pode ser denominado como recinto universitário, envergando todas as instituições dentro da universidade propriamente dita.)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Atualidades

Outra dica super importante , é acompanhar os acontecimentos mundiais e nacionais, isso é , estar por dentro das atualidades.Em todos os vestibulares caem questões de atualidades , por isso mantenha-se informado. Esses links são de grandes jornais e revistas , que mantêm parte do seu conteúdo gratuito.Além de se manter atualizado é uma delicia ler ,pois além das atualidades tem :esportes , celebridades , horóscopo, receitas, agenda de shows,etc.


http://veja.abril.com.br
http://estadao.com.br/
http://folha.uol.com.br/
www.istoe.com.br/

Enem

Prá gente entender e se situar.
Abraços.
Alexandra

Enem
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame individual realizado em todo o Brasil ,que, além de outros objetivos,vem sendo utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).


ProUni
O Programa Universidade para Todos,tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

SiSU

É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

www.mec.gov.br

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicas da Marina

Essas dicas são da Marina, nossa multi-profisional, coordenadora do Mousinho e Psicóloga  Orientadora Profissional:
Informação sobre profissões, onde fazer e dicas para o vestibular:

http://www.guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/
http://www.vestibular.com.br/

Bom , por hoje é só , já temos muitas informações. Abraços Alexandra

Internet

Estou pesquisando locais que oferecem acesso gratuito a Internet .Segue uma listinha;se alguém souber de outros,compartilhe .
POUPA TEMPO-http://www.poupatempo.sp.gov.br/posto_ribeirao/index.asp

PARQUES MUNICIPAIS-http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=14096

Biblioteca Cultural Altino Arantes
Rua Duque Caxias, 547
Ribeirão Preto - São Paulo, 14015-502
(0xx)16 3625-0743

Além da Internet, na Biblioteca Altino Arantes e na Biblioteca do Poupa Tempo,é possivel retirar livros e, é claro os livros do vestibular e também ler revistas e jornais.Em alguns bairros existem as BACs, que também oferecem o serviço de biblioteca.